Terça-feira, 25 de Novembro de 2014
25.11.2014 - Por Fora de Série, às 13:30

Largo-do-Paço_Casa-da-Calçada.jpg

 

“À mesa com o Eça, entra a travessa”. Este é o título sugestivo de uma iniciativa que, já no próximo sábado, promete deliciar os apreciadores de boa gastronomia e de boa literatura. O projecto, resultado de uma colaboração entre o restaurante Largo do Paço, no Hotel Casa da Calçada em Amarante, e a Fundação Eça de Queiroz, consiste num verdadeiro jantar Queirosiano que promete levar à mesa reinterpretações gastronómicas dos pratos referenciados por Eça de Queiroz em algumas das suas obras mais famosas.

Com assinatura do ‘chef’ Vítor Matos e do ‘subchef’ André Silva, o menu deste jantar literário abre com uma sopa de peixe e camarão aromatizado com açafrão e juliana de legumes, que procura referenciar a “sopa Juliana” referida na obra “O Crime do Padre Amaro”. Segue-se um bacalhau com azeitona e grão-de-bico, guisado de línguas e coentros e um peito de frango do campo recheado com alho, salsa e espuma de cabidela, acompanhado por canelones de legumes mediterrânicos, também este alusivo à “cabidela de galinha” referenciada na mesma obra. Já a bochecha de boi cozinhada em barro preto, com vinho tinto, cebolinhas e arroz cremoso de favas e chouriço, procura homenagear um certo “lombo assado de porco” acompanhado com “arroz de favas”, tão elogiado por Jacinto no romance “A Cidade e as Serras”. E a terminar a refeição, impõe-se o clássico pudim Abade de Priscos que, neste caso concreto, far-se-á acompanhar de clementina e gelado de Vinho do Porto.

As reservas para este Jantar Queirosiano poderão ser feitas através do site do restaurante, por telefone (255 410 830) ou por email. IQ

 

Cartaz-Jantar-Queirosiano_Largo-do-Paço_29Nov.jpg

 

Tags:



Comentar
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres