Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012
27.08.2012 - Por Fora de Série, às 16:42
 

E se de repente lhe perguntarem qual é o monumento mais valioso da Europa? Certamente que se lembrará do Coliseu de Roma, da Torre de Piza, da Capela Sistina ou tantos outros nas diversas capitais europeias. Mas a detentora do título é a parisiense Torre Eiffel, que vale 435 mil milhões de euros à economia francesa, segundo novos dados agora conhecidos.

O estudo da italiana Câmara de Comércio de Brianza e Monza, baseou as suas conclusões em monumentos de “imagem de marca e visibilidade”, cruzando dez parâmetros diferentes de vários analistas e órgãos de estatística. E percebeu que o símbolo parisiense chega a valer seis vezes mais do que o seu rival mais próximo, o Coliseu de Roma, avaliado em 91 mil milhões de euros.

Na prática, o enorme valor da “Dama de Ferro”, como é carinhosamente conhecido o monumento com 1050 m de altura, equivale a quase um quinto do Produto Interno Bruto de toda a França.

Construída em 1889 como o arco de entrada para a Feira Mundial de Comércio, a Torre Eiffel é a atracção turística paga mais visitada do mundo, que só no ano passado viu mais de sete milhões de pessoas subirem a uma das suas três plataformas.

No total, já são mais de 200 milhões de visitantes desde que a torre foi inaugurada e continua a ser o décimo edifício arquitectónico mais alto do planeta. Não vale a pena a vertigem? JM




Comentar
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres